Dirigentes da CNTSS/CUT e SINSSP se reúnem com ministro da Previdência e presidenta do INSS

23.07.2015

Do portal da CNTSS/CUT

Por José Carlos Araújo*

Audiência, solicitada pelo sindicato, permitiu que as lideranças dos trabalhadores pudessem discutir sobre a realidade dos servidores do INSS em São Paulo e os pontos de pauta da campanha salarial 


Dirigentes da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social participaram na quarta-feira, 22 de julho, de Audiência com o Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e com a presidenta do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, Elisete Berchiol. O encontro foi solicitado pelo SINSSP – Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo, entidade filiada à Confederação.

O Sindicato propôs a agenda para discutir com o ministro e a presidenta do Instituto a pauta de reivindicações da greve. Os servidores federais do INSS no Estado estão em greve desde 10 de julho. Levantamento realizado pelo Sindicato fechando a primeira quinzena de julho demonstra que 93 agências estão totalmente fechadas e 73 parcialmente paralisadas. Isto significa que em quatro dias o número de agências em greve no estado de São Paulo quase quintuplicou.

O presidente da entidade, Pedro Totti, reiterou com o ministro os pontos que julga importante para a categoria e específicas dos trabalhos realizados em São Paulo. “Queremos concurso público, melhorias nas condições de trabalho e o reajuste salarial de 27%. Reajuste linear de 21,03% parcelado em quatro anos é inviável. Além disso, é brutal a realidade que vivemos hoje, de metas absurdas de tempo para os atendimentos. Prejudica o trabalhador e prejudica o segurado. A greve é por um INSS melhor para todos”, reafirmou Totti.

Para o presidente da Confederação, Sandro Alex de Oliveira Cezar, a iniciativa do SINSSP é importante para aproximar o ministro e a presidenta do INSS da realidade vivenciada pelos trabalhadores em seus postos de trabalho. “O convite feito por Totti para que nós, dirigentes da Confederação, pudéssemos estar com ele neste encontro permitiu que reiterássemos a pauta de reivindicações e apresentássemos um quadro geral da greve nos sindicatos filiados à Confederação em todo o Brasil. Estamos com uma agenda intensa de atividades nesta semana em Brasília. Oportunidades como esta nos permitem lutar pelas necessidades apresentadas pelos trabalhadores na campanha salarial deste ano,” afirma Sandro Cezar.

A avaliação de Totti também foi boa. Considera que tanto Gabas como Elisete Berchiol foram muito receptivos aos apontamentos apresentados. “Gabas e Berchiol demonstraram bastante atenção e interesse aos pontos levantados por nós. Ao final do encontro o ministro foi bem atencioso ao dizer que levará em consideração o que foi exposto e destacou que a negociação será prioridade para ele. Informou também que este processo se dará diretamente com as entidades nacionais representativas dos servidores públicos federais e envolverá o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O ministro foi taxativo ao declarar que a negociação com os trabalhadores é prioridade em sua agenda,” esclarece o presidente do SINSSP.

*****

Fonte:http://www.cntsscut.org.br/destaques/2512/dirigentes-da-cntss-cut-e-sinssp-se-reunem-com-ministro-da-previdencia-e-presidenta-do-inss#ad-image-0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s