CNTSS/CUT PARTICIPA DE NOVA RODADA DE NEGOCIAÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL DOS SERVIDORES FEDERAIS NESTA QUARTA-FEIRA (29/07)

28.07.2015

Do portal da CNTSS/CUT

Por José Carlos Araújo*

CNTSS/CUT participa de nova rodada de negociação da campanha salarial dos servidores federais nesta quarta-feira (29/07)

Sandro Alex, presidente da CNTSS

Representes dos trabalhadores se reúnem em Brasília com secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça

Servidores fizeram protesto em frente ao Ministério do Planejamento,  durante negociação , 21.07
         Servidores fizeram protesto em frente ao Ministério do Planejamento, durante negociação , 21.07

 A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social participa nesta quarta-feira, 29/07, às 19h00, de mais uma rodada de negociações da campanha salarial dos servidores públicos federais, em greve desde 10 de julho em todo o país. O encontro acontece na sede do MPOG – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, situada à Esplanada dos Ministérios, Bloco C, 7º Andar.

Representando o MPOG participará o secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, e sua equipe técnica. Em nome da CNTSS/CUT comparecerão o seu presidente, Sandro Alex de Oliveira Cezar, o secretário de Organização, Raimundo Cintra, os diretores Executivos, Célio dos Santos e José Bonifácio do Monte, e Irineu Messias, do Sindsprev PE. Também estão sendo aguardadas lideranças da Fenasps – Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social.

A última rodada de negociações aconteceu na terça-feira, 21 de julho, enquanto as entidades nacionais dos servidores federais realizavam manifestações em Brasília. As mobilizações dos trabalhadores se concentraram nos dias 21 e 22, tendo como agenda de destaque uma grande caminhada na Esplanada dos Ministérios onde foi possível reunir servidores de vários Estados. Manifestações também foram realizadas em frente aos ministérios do Planejamento e de Saúde.

Na reunião de 21 de julho, o governo federal propôs reajustar o auxílio alimentação, o plano de saúde suplementar e o auxílio creche. Para os dois primeiros benefícios, os índices ficariam em torno de 22,5%. Para o auxílio creche o índice atinge 317%, pois leva em conta o período inflacionário acumulado desde 1995. O governo manteve a pauta financeira que prevê o aumento de 21,3% parcelado em quatro anos.

Outro ponto apresentado pelo governo é o estudo da média das gratificações para a aposentadoria. O governo quer alterar a média dos pontos dos últimos cinco anos. Isto seria uma sinalização favorável para os servidores que estão em condições de se aposentar nos próximos anos com a regra anterior à Emenda Constitucional 41.

Os representantes dos trabalhadores questionaram que é preciso que o governo efetive as propostas em forma de documento para que sejam explicitados vários pontos que não foram esclarecidos na apresentação feita por Mendonça. Também aproveitaram a oportunidade para discutir outros pontos da pauta de interesse dos trabalhadores. Foi lembrada, por exemplo, a questão das 30 horas para os trabalhadores do INSS.  A jornada de trabalho é uma bandeira histórica dos servidores.

 O secretário de Relações do Trabalho ficou de apresentar as considerações apresentadas pelas lideranças dos trabalhadores ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, e às demais Pastas do governo, como o ministro Carlos Eduardo Gabas, da Previdência Social, e a presidente do INSS, Elisete Berchiol.

*Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

******

Fonte:http://www.cntsscut.org.br/destaques/2517/cntss-cut-participa-de-nova-rodada-de-negociacao-da-campanha-salarial-dos-servidores-federais-nesta-quarta-feira-29-07

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s