CNTSS/CUT discute pauta dos servidores com presidenta do INSS

29.07.2015

Do portal da CNTSS/CUT

Por José Carlos Araujo*

Encontro que aconteceu em 23 de julho resultou na formação de grupos de trabalho para discussão e apresentação de propostas sobre IN 74 e Plano de Ação

Brasília viveu recentemente dois dias de intensa mobilização da campanha salarial nacional dos servidores públicos federais. Durante os dias 21 e 22 de julho, o Distrito Federal recebeu trabalhadores de vários Estados para cumprir uma agenda que previa reuniões, atos de rua e uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios. Entre as atividades realizadas aconteceu uma reunião, em 22 de julho, com a presidenta do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, Elisete Berchiol, o diretor de Gestão de Pessoas, José Nunes, e representantes da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e da FENASPS – Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social.

A CNTSS/CUT foi representada na reunião por suas secretárias de Comunicação e Finanças, Terezinha de Jesus Aguiar e Francisca Alves de Souza, respectivamente. A pauta não se reservou apenas à discussão da campanha salarial. Os trabalhadores aproveitaram a oportunidade para debater melhorias nas relações e nos processos de trabalho que marcam a rotina dos servidores do Instituto. O relatório do encontro cita que “os vários depoimentos foram unânimes em afirmar que extensão e ampliação da greve devem-se também às precárias condições de trabalho, o assédio moral institucionalizado diante das exigências do cumprimento de metas sem que existam as condições objetivas de trabalho”. (veja relatório abaixo)

As secretárias da Confederação insistiram junto à presidente do Instituto e ao diretor de Gestão de Pessoas que os pontos apresentados pelos servidores em greve já foram postos à observação diversas vezes pelas entidades nacionais destes trabalhadores. A CNTSS/CUT entende que é preciso repensar a gestão, pois o modelo adotado até agora já se esgotou. O intenso debate sobre os temas da reunião desdobrou-se na instalação de duas comissões para dar continuidade à discussão e para pensar propostas. Uma delas refletiria sobre reformulações da Instrução Normativa 74 e a outra se debruçaria sobre a análise, revisão e reconstrução de novos indicadores no Plano de Ação. Os trabalhos destas comissões aconteceram entre os dias 23 e 24 de julho. (veja relatórios abaixo)

José Nunes fez uma explanação geral sobre as questões apresentadas pelos servidores e afirmou que está sensível aos temas. Compartilha desta opinião também a presidenta do INSS. Berchiol disse que o INSS está aberto a ouvir as sugestões e as propostas feitas para melhorar a situação dos trabalhadores e as relações de trabalho. Lembrou apenas que há casos onde a definição não depende da presidência do Instituto, como exemplos, a jornada de trabalho e a estrutura remuneratória. Outro ponto é que a IN – 74 pode ser revista, porém não pode ser revogada.  Para ela, a proposta mencionada de metas regionalizadas pode e deve ser debatida.

Os trabalhadores finalizaram o encontro solicitando a Elisete Berchiol que marque uma Audiência com o Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, com o objetivo de discutir a pauta especifica da Carreira do Seguro Social.

RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESIDÊNCIA DO INSS E DIRETOR DE DGP – DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOA

CNTSS/CUT, FENASPS E INSS CHEGARAM A UM CONSENSO EM RELAÇÃO A INDICADORES DE DESEMPENHO

RELATÓRIO DA COMISSÃO DE REFORMULAÇÃO DA IN – 74

*Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

****

NOTA; Orientamos os servidores do CRPS e das Juntas que continuem fortalecendo a greve nacional. Precisamos participar para mostrarmos ao Governo que existimos e que estamos inconformados com a situação histórica a que estamos submetidos.  A CNTSS, junto com outras entidades,  tem forçada para  abrir negociação sobre nossas reivindicações. Juntos somos fortes!

******

Fonte:http://www.cntsscut.org.br/acontece/2518/cntss-cut-discute-pauta-dos-servidores-federais-com-presidenta-do-inss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s