CNTSS/CUT questiona edital do concurso do INSS para vagas de Assistentes Sociais

25.01.2016
Do portal do SINDSPREV.PE, 18.01.16
Por Sintfesp GO*

Uma nova audiência foi solicitada pelo presidente da Confederação para debater esse e outros temas junto com outros representantes sindicais.

Com a publicação do edital do próximo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), assistentes sociais que atuam no órgão têm se organizado, nacionalmente, para exigir a retificação imediata do item 2.1.1 e a extinção do item 2.3 do documento, que tratam das competências e atribuições privativas do cargo de Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social.

Em carta, o grupo denuncia “novas” e estranhas atividades imputadas aos assistentes sociais que dão margem às práticas de desvio de função, assédio moral e subutilização da força de trabalho desses profissionais dentro da Previdência Social. Eles também apontam a defasagem do quadro de servidores, a falta de investimentos e as péssimas condições de trabalho e de prestação de serviços à sociedade.

Diante disso, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Sandro Alex de Oliveira Cezar, se reuniu com a diretora substituta de recursos Humanos do INSS, Mônica Arcoverde, para apresentar os questionamentos levantados. Segundo ele, o órgão informou que além das atribuições específicas do serviço social, os servidores deverão realizar as atividades gerais previstas nas atribuições do cargo, criada por força de lei.

O INSS informou, ainda, que um decreto será publicado nos próximos dias regulamentando a questão da atribuição do cargo de Analista com formação em Serviço Social e trazendo a discussão das atividades que deverão ser realizadas pelos trabalhadores que serão contratados por meio deste novo concurso. Uma nova audiência foi solicitada pelo presidente para debater esse e outros temas junto com outros representantes sindicais, mas a data ainda não foi definida.

*Editado por Wedja Gouveia da Redação/Sindsprev/PE.
****
Fonte:http://www.sindsprev.org.br/index.php?categoria=noticias_principais_01&codigo_noticia=0000003626&cat=noticias

Um comentário sobre “CNTSS/CUT questiona edital do concurso do INSS para vagas de Assistentes Sociais

  1. PEDIDO DE APOIO

    Assunto: APOIO À COMISSÃO DE APROVADOS NO CONCURSO DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS

    Aurora, 08 de julho de 2016
    Senhor(a)

    1. Primeiramente, nós da comissão de aprovados no concurso do INSS 2016 (CAINSS2016) gostaríamos de registrar nossos sinceros agradecimentos pelos serviços prestados à política pátria e dizer que temos profundo orgulho e satisfação em redigir a Vossa Excelência.

    2. Cumpre asseverar que constituímos um grupo de 1.087.789 inscritos no certame, dos quais mais de 4 mil já foram classificados e habilitados a preencher o futuro quadro de servidores do INSS, tendo deste modo, a expectativa de também contribuir para a melhoria do serviço público do país, em especial nas searas previdenciárias e assistenciais, as quais o povo, bem como a Autarquia, tanto carecem. Para tanto, é fundamental o apoio de Vossa Senhoria na efetividade destas nomeações.

    3. Acreditamos que o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, desde seu surgimento, vem prestando uma função social ímpar no cenário econômico-cultural brasileiro. O ícone de um nome forte a frente da nossa causa, como Vossa Senhoria, transpassa-nos a segurança de uma boa representatividade, sendo, por assim, vital na solução dos grandes desafios e percalços aos quais nosso país enfrentará nos próximos anos em questões previdenciárias.

    4. Neste prisma, coadunando-se à luta pela superação de tais embates, bem como na condição de aprovados no último certame do INSS, cremos que Vossa Senhoria possa contribuir, e muito. Temos a firme convicção que a valorização dos aposentados e pensionistas, dos cidadãos em situação de risco e da própria saúde financeira do INSS passará pela reestruturação das Agências em cada canto do país, a qual traz a valoração humana como cerne.

    5. É sabido, ainda, que o Governo Federal pretende incorporar diversos programas sociais ao atendimento físico do INSS ainda no ano corrente, tendo por expoente o programa BOLSA FAMÍLIA, o que evidentemente demandará mais mão-de-obra e reforço nos quadros da Autarquia. Conforme palavras do novo Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Gasparini Terra ao Jornal EXTRA, publicado em 24/05/2016:

    “— Vamos integrar tudo o que for possível com o INSS. Para isso, vamos ouvir os funcionários e a direção do instituto, e ver qual a possibilidade de colaboração. O INSS tem 1.700 postos de atendimento em todo o país e, assim que tudo estiver acertado, vamos começar a usar as agências para o atendimento dos programas sociais ainda em 2016
    Sobra espaço físico nos postos de todo o país. Vamos construir com o INSS centrais de atendimento para atender o Bolsa Família e criar um sistema de fiscalização dos benefícios a partir do cruzamento de informações, se for possível usar o cadastro do INSS” Acessado em: 29/06/2016, 16h.Endereço: http://m.oglobo.globo.com/economia/agencias-do-inss-atenderao-bolsa-familia-ainda-este-ano-19363922

    6. Diante do exposto, e levando em consideração a atual deficiência que o INSS já enfrenta em relação aos servidores de carreira, resta translúcido que a Autarquia precisará repor seu Quadro de Pessoal o quanto antes. Nesse sentido, protocolamos requerimento junto à sede do INSS em Brasília no dia 22/06/2016, cujo número de acompanhamento é o 35000.000757/2016-53, ao qual solicitamos deferimento para que o prazo de validade do concurso do INSS 2016 passe de um ano prorrogável por mais um, para dois anos prorrogáveis por mais dois anos.

    7. Ainda, cumpre asseverar que os próprios servidores do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS já indicam uma sobrecarga no serviço, que pode ser agravada nos próximos anos com as aposentadorias e exonerações em iminência, fato que fica explícito em recente carta aberta ao Presidente do INSS, in verbis:

    “( …) Número de servidores x demanda x falta de concurso x número de aposentáveis x quadro real x quadro ideal de servidores: a carência de servidores no INSS, o grande quantitativo de servidores “aposentáveis” e a necessidade concurso público, bem como o consequente risco de descontinuidade do atendimento prestado à população são notórios, tendo sido, inclusive, objeto de notificação pelo próprio Tribunal de Contas da União, em estudo realizado no ano de 2014. Portanto, precisamos de recomposição do quadro de servidores, mantendo o atendimento às demandas de natureza exclusivamente previdenciárias.” Acessado em: 03/07/2016, 20h. Endereço: https://docs.google.com/forms/d/1KXC-8fvRh0Z2VwyhDPha9p-3PAVLtX1iuLQnV1G957E/viewform?c=0&w=1

    8. Dessa maneira, pedimos que Vossa Senhoria interceda em nosso favor junto ao INSS, através de requerimento e/ou pronunciamentos, e que represente nossa classe de assistentes sociais, pois por ter força politica irá nos ajudar bastante, uma vez tendo uma grande vitória da retificação do edital em relação a atribuição do assistente social.

    9. Desde já, contamos com sua ajuda e nos colocamos a disposição para construirmos parcerias e debates que visem à melhoria das questões supramencionadas.

    Respeitosamente,

    Erika Janne dos Santos Sousa
    Inscrição Concurso: 13083371
    Aprovada no Concurso do INSS para o cargo de analista 2016

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s