Se violam até seus direitos, presidente Dilma, o que farão com os nossos?

20.04.2016
Do BLOG DA CIDADANIA
Por Eduardo Guimarães

bbc dilma

Não há mais dúvida de que há um golpe em curso no Brasil. Claro que os golpistas não reconhecerão isso e se valerão da falta de cultura democrática dos brasileiros para enganá-los com essa história de que mesmo sem ter cometido crime Dilma pode ser derrubada por ter perdido apoio político. Porém, é balela.

O Brasil é uma república pre-si-den-ci-a-lis-ta. No presidencialismo, para tirar um presidente do cargo por falta de apoio político só instituindo lei como a do “recall”, que existe em alguns estados norte-americanos, ou como a do “referendo revogatório” da Venezuela. Em ambos os casos, porém, é preciso submeter a revogação do mandato do presidente ao voto popular.

E o Brasil jamais aprovou qualquer lei específica para revogar mandatos do Poder Executivo ou do Poder Legislativo. Dessa forma, não é possível tirar do cargo quem foi eleito se essa pessoa não tiver cometido crime.

O Brasil até poderia instituir uma lei como a do “recall” ou como a do “referendo revogatório”, supracitadas, mas isso implicaria em convocar o eleitorado para dizer que não quer mais aquele presidente, por exemplo.

A outra alternativa seria mudarmos do sistema presidencialista para o parlamentarista, o qual prevê moção de desconfiança do parlamento, que permite que, através do voto de desconfiança dos parlamentares, o chefe de governo – que, nesse sistema, é conhecido como primeiro-ministro – seja retirado do cargo pela votação dos deputados.

É amplamente reconhecido (até pela mídia golpista) que a tese de “crime de responsabilidade” de Dilma é “frágil” ou falsa. Por conta disso, jornais e governos do mundo inteiro já afirmam que há um golpe no Brasil.

E quem está dizendo isso não é o blogueiro Eduardo Guimarães e, sim, a sucursal brasileira da British Broadcasting Corporation (“Corporação Britânica de Radiodifusão”, mais conhecida pela sigla BBC), emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido fundada em 1922.

O Blog espera, portanto, que a “fascistada” não diga, aqui, que se trata de uma emissora “petista” subornada pela CUT com sanduíches de mortadela.

Tudo bem até aqui? Prossigamos, então. Reportagem da BBC Brasil afirma que O MUNDO está questionando o impeachment no Brasil. Eis a reportagem, abaixo – para ir à página original clique na imagem. O post prossegue em seguida.

bbc

Diante do exposto, portanto, uma questão se impõe. Uma questão que pretendo apresentar à presidente Dilma Rousseff oportunamente:

Presidente Dilma, a senhora está sendo vítima de um golpe parlamentar. Ora, se até o direito da presidente da República não está garantido neste país, o que a primeira mandatária da nação tem a dizer aos brasileiros? O que podemos esperar deste país daqui em diante, senhora presidente da República?

****
Fonte:http://www.blogdacidadania.com.br/2016/04/se-violam-ate-seus-direitos-presidente-dilma-o-que-farao-com-os-nossos/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s