Geap Saúde: entidade pode reduzir reajuste de 37,55% para 20%

24.05.2016
Do portal da ANFIP

Elienai Ramos, Irineu Messias e Roberto Mader, integrantes do CONAD

Geap Saúde apresentou nesta terça-feira (24), em Brasília, plano de revisão do índice de reajuste das mensalidades, com a possibilidade de redução do percentual de aumento de 37,55% para 20%. O novo índice foi definido a partir de um estudo atuarial solicitado pelo Conselho de Administração (Conad) à Diretoria Executiva da Geap, e deve ser votado pelo conselho em meados de junho. A adoção do novo percentual estará condicionada à desistência das ações judiciais de entidades representativas contra o reajuste anterior. Se aprovado, o índice menor passa a valer em julho. O anúncio foi acompanhado pela vice-presidente de Aposentadorias e Pensões da ANFIP, Misma Rosa Suhett. 

O presidente do Conad, Irineu Messias de Araújo, frisou que o aumento de 20% é suficiente para cobrir a inflação médica média do período, que ficou em torno de 18%, e ainda os custos administrativos. Ele também afirmou que o índice garante a sustentabilidade da Geap em longo e médio prazos, além de evitar a evasão dos assistidos que não conseguiriam arcar com o aumento maior. De acordo com a Geap, desde novembro de 2015, quando o índice de 37,55% foi anunciado, 23 mil pessoas saíram do plano. “Uma evasão ainda maior causada por um aumento abusivo pode inviabilizar a Geap”, admitiu Araújo. 

Misma Rosa Suhett e Irineu Messias, presidente do Conad

Na última semana, o Conad já havia se reunido com a ANFIP e as demais entidades para discutir o novo plano de reajuste (relembre aqui). Na ocasião, o vice-presidente do conselho, Luiz Carlos Braga, que é o representante da Associação, reforçou a importância da contribuição das entidades para a efetivação da revisão do aumento. 

A ANFIP entende que o novo índice é aceitável e já se dispôs a desistir da ação encampada pela Entidade na Justiça. A Associação também está atenta a ingerências que possam prejudicar os servidores públicos, que hoje arcam com mais de 70% dos recursos financeiros que mantêm a entidade de autogestão.

******
Fonte:http://www.anfip.org.br/informacoes/noticias/Geap-Saude-entidade-pode-reduzir-reajuste-de-3755-para-20_24-05-2016

Anúncios

5 comentários sobre “Geap Saúde: entidade pode reduzir reajuste de 37,55% para 20%

  1. Fico impressionado com a estrutura da GEAP. As sedes são bem melhores que de planos particulares, lembrando que o GEAP é gestora. E a quantidade de funcionários? E seus salários? Quem determina, quem reajusta? Lembrando que além das nossas mensalidades tem a participação do governo e a nossa co-participação. Acho que passou a hora de se fazer comissões estaduais para se analizar a sua regional. Desde já me coloco a disposição. Sou aposentado pelo INCRA. Um abraço

    Curtido por 1 pessoa

  2. prezado Roberto,
    Obrigado por seu comentário.
    Estamos trabalhando para tornar a GEAP cada melhor e mais eficiente para seus assistidos.Muitas das questões levantadas por você, já estão sendo objeto de debate e deliberação no Conselho de Administração.

    Grato
    Irineu Messias
    Presidente do CONAD

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s