Geap: ato contra aumento abusivo nesta quinta-feira (30/6), em Brasília

30.06.2016
Do portal do SINTRAFEF/DF

Nesta quinta-feira (30/6) haverá um ato em frente ao Bloco K do Ministério do Planejamento em defesa do plano de saúde de autogestão Geap, que atende a maioria dos servidores federais, que por sua vez são os responsáveis por manter o plano funcionando. O aumento no plano Geap se transformou em disputa judicial e continua indefinido. Nas últimas semanas, o governo golpista conseguiu interferir numa resolução, fruto de entendimento do Conselho Administrativo (Conad) do plano, que reduzia de 37,5% para 20% o aumento a ser aplicado no valor das mensalidades dos associados e seus dependentes.

Em muitos estados, inclusive, o percentual considerado abusivo chegou a ter sua cobrança anulada por liminares concedidas pela Justiça. A resolução que havia garantido um consenso, no entanto, foi questionada pelo governo golpista que, por meio de uma liminar, voltou a impor os 37,5% de aumento.

De novo, servidores conseguiriam liminar que retomou os 20% e, na mesma semana o governo golpista voltou a acionar a justiça e conseguiu um mandado de segurança que barrou novamente o consenso entre os associados. As entidades que representam a maioria dos associados que mantém quase 80% da Geap, com apoio técnico jurídico, já tomaram providência para recorrer da decisão. Os servidores também seguirão organizando atividades em defesa do plano que atende mais de 600 mil vidas.

Por entender a importância da luta em defesa da Geap e dos planos de autogestão, a Condsef reforça a importância de que o maior número possível de associados participe dessas atividades. Desde sempre, a Condsef defende a sustentação e o fortalecimento desse modelo que historicamente atende servidores e seus dependentes com os preços mais competitivos do mercado de planos de saúde. Faz-se urgente continuar discutindo a situação dos planos de autogestão e buscar soluções definitivas para melhorá-los.

O presidente da Fenadados, Carlos Gandola, e a assistente social e doutoranda, Eliane Cruz, fizeram um artigo que elucida o que está em jogo nessa disputa que este governo golpista decidiu travar contra os associados e contra a própria Geap. Leia aqui a íntegra desse artigo.

É importante assegurar o pagamento de valores justos e a segurança de assistência médica aos servidores e seus dependentes naturais; isso até que o SUS (Sistema Único de Saúde) possa assumir integralmente sua missão de suprir a demanda por saúde da população brasileira.

A Condsef continua defendendo o diálogo com o objetivo de debater estratégias e soluções para que o plano continue prestando serviços levando em conta a realidade financeira de seus principais assistidos. Garantir o debate para ampliar a representatividade dos trabalhadores nas decisões centrais de gestão desses planos também se faz urgente.

*****
Fonte:http://www.sintrasef.org.br/novo/noticias/626-geap-ato-contra-aumento-abusivo-nesta-quinta-feira-30-6-em-brasilia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s