Metade dos segurados reverte decisão do INSS com recurso

11.10.2019
Do portal SÃO PAULO AGORA, 10.10.19
Por Fernanda Brigatti

Pedido na Junta de Recursos da Previdência é gratuito, mas pode levar até um ano para ser concluído

SÃO PAULO. Metade dos segurados do INSS que busca o Conselho de Recursos da Previdência Social consegue reverter a negativa do pedido feito no posto.

A taxa de conversão fica em 50%, em média, segundo o presidente do conselho, Marcelo Fernando Borsio. Atualmente, 1,5 milhão de recursos aguardam decisão de uma das 45 juntas de recursos e cinco câmaras. 

Essas instâncias equivalem a primeira e segunda instâncias do conselho, o tribunal administrativo do INSS. Entre fevereiro e setembro deste ano, o volume de segurados que contestaram decisões administrativas praticamente dobrou e 78% são benefícios por incapacidade.

A procura maior pode estar ligada com o início do pente-fino administrativo e a iminência de começarem as avaliações de benefícios por incapacidade. O presidente do conselho acredita que a reforma da Previdência também deve aumentar a busca, pois os segurados tendem a buscar direitos como conversão de tempo especial.

O trabalhador pode acionar o conselho quando não concorda com uma decisão, como valor do benefício, contagem do tempo de contribuição e do tempo especial ou direito ao benefício por incapacidade.

Borsio diz que quanto mais bem instruído estiver um processo, maiores as chances dele ser avaliado rapidamente. Hoje, a conclusão leva de seis meses a um ano –para quem está com benefício cortado, o pedido na Justiça pode ser mais vantajoso.

Para quem vai apresentar recurso na junta, é importante comprovar o pedido, como imagens da carteira de trabalho e de contratos, para quem busca incluir contribuições, novos exames, para quem quer o benefício por incapacidade, ou laudos que demonstrem a exposição à insalubridade.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcS3V7FQj9foFGOIJ-LMUjLEaW3o13BfjefWF19lnnE8fYxidQmy
Dr. Marcelo Borsio, presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social – CRPS.

“Os principais erros são a falta de documentação que dê condições de o conselheiro decidir sobre o pedido”, explica Borsio.

*****
Fonte:https://agora.folha.uol.com.br/grana/2019/10/metade-dos-segurados-reverte-decisao-do-inss-com-recurso.shtml

3 comentários sobre “Metade dos segurados reverte decisão do INSS com recurso

  1. Boa tarde entrei com recurso fiquei afastado por 4 anos de 2001 a 2005 em 2005 me aposentaram por invalidez acidente de trabalho. Me liberaram 29/03/2018 para trabalhar. Mas tenho sequela entrei com recursos 30/03/2019 para receber o auxílio trabalhistas. E até agora não analisaram não 85 dias se pôder me ajudar com quem posso falar obrigado

    Curtir

    • boa tarde, Henrique
      Sinto por você.
      De fato, a regra fala em 85 dias. No entanto, o grande numero de processo no país inteiro, tem demorado além do normal.
      Por isso tem demorado muito a analise dos processo recursais.
      Minha sugestão é que você acompanhe de perto, na junta onde vc entrou com o processo e procure ajuda de especialista em previdenciário para lhe dar a melhor orientação.
      boa sorte,
      Messias

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s